62% dos brasileiros são contra a reeleição de Lula em 2026, diz Ipec. Apenas 35% sinalizam apoio a um novo mandat do esquerdista.
A aprovação a um novo mandato também recuou, passando de 39% para 35%. O estudo mostra que a rejeição à reeleição do atual presidente atinge até eleitores que o escolheram no segundo turno de 2022, com 30% desse grupo afirmando que não gostariam de vê-lo novamente na disputa.
Entre os que votaram em Jair Bolsonaro(PL), 95% são contrários a uma nova candidatura de Lula. Já entre aqueles que anularam ou votaram em branco, o percentual é de 68%.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 e 10 de fevereiro, com 2 mil entrevistas em 131 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%.
Os motivos mais citados para a rejeição à reeleição foram insatisfação com o governo (36%), acusações de corrupção (20%) e a idade do presidente (17%). Outros 11% afirmam que ele já teve tempo suficiente no cargo, enquanto 5% mencionaram o aumento de impostos.
Entre os eleitores que votaram em Lula, mas não querem sua candidatura em 2026, 31% justificam a rejeição pela idade, 27% avaliam que sua gestão não tem sido satisfatória e 14% defendem uma renovação na política.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.