Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
22 de abril de 2025
Amazonas recebe mais 70 respiradores doados pelo Ministério da Saúde
Amazonas
22 de abril de 2025

Amazonas recebe mais 70 respiradores doados pelo Ministério da Saúde

FOTO: Herick Pereira/Secom

AMAZONAS – O Governo do Amazonas recebeu, nesta quinta-feira (28), uma nova doação do Ministério da Saúde (MS), de 70 respiradores, sendo 30 utilizados no transporte e remoção de pacientes e 40 para o tratamento de pessoas hospitalizadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). Os aparelhos darão apoio às ações de combate à Covid-19 no Estado, que vem enfrentando aumento significativo no número de hospitalizações este mês.

Ainda nesta quinta-feira, o Estado registrou a doação de mais 30 cilindros e 50 litros de oxigênio medicinal, encaminhados à Central de Medicamentos do Amazonas (CEMA), para a distribuição.

 Já os respiradores, serão calibrados e seguirão para o setor de Patrimônio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM). Em seguida, serão encaminhados a unidades da rede pública estadual, ampliando a oferta de atendimento especializado a pacientes com deficiências respiratórias.

 Em 2020, o Governo Federal, através do Ministério da Saúde, já havia destinado outros 150 respiradores ao Amazonas, para o reforço no atendimento durante a pandemia do novo coronavírus. O equipamento é de suma importância para o processo de abertura de leitos de UTI, por exemplo, e que está em andamento, seguindo um cronograma estipulado pela SES-AM.

Para reforçar a rede, o Governo do Amazonas tem adotado uma série de medidas, nas últimas semanas, de modo a atender à crescente demanda gerada pela pandemia. Entre elas, está a reativação do Hospital de Campanha Nilton Lins, na zona centro-sul de Manaus; a instalação de miniusinas na capital e no interior, ampliando a geração e oferta de oxigênio medicinal; a contratação de centenas de profissionais da saúde, incluindo médicos e enfermeiros, entre outros.

 As ações contam com o apoio direto do MS e das Forças Armadas, que têm viabilizado, ainda, a transferência de pacientes acometidos pela Covid-19, para hospitais localizados em outras unidades federativas, além do transporte de remessas de oxigênio à capital e ao interior. Mais de 300 pessoas já foram removidas, nas últimas semanas, e tiveram o tratamento garantido através da ação conjunta.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.