Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
22 de abril de 2025
Após encerramentos de votações no AM, TRE classifica eleições de 2020 como ‘tranquilas’
Justiça
22 de abril de 2025

Após encerramentos de votações no AM, TRE classifica eleições de 2020 como ‘tranquilas’

Manaus-Am| O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) classificou as eleições 2020 como “tranquilas”, durante uma coletiva de imprensa online após o encerramento da votação em Manaus, neste domingo (29). Segundo o órgão, não houve ocorrências graves durante o dia.

Neste domingo, com 51,27% dos votos, David Almeida (Avante) foi eleito prefeito de Manaus. Ele venceu Amazonino Mendes (Podemos), que teve 48,73% dos votos.

Após o encerramento das votações, o presidente do TRE-AM, desembargador Aristóteles Thury, avaliou os trabalhos do Tribunal e dos órgãos que atuaram em conjunto durante as eleições como “exitosos”: “Chegamos ao encerramento das nossas atividades neste pleito de 2020. Nos sentimos muito satisfeitos em chegar até aqui vendo que o trabalhos foram muito exitosos. Isso é muito importante”, disse.

A juíza do pleito de 2020, Margareth Rose Cruz Hoagen, afirmou que durante a votação houve ocorrências consideradas de menor importância: “Eleição tranquila, sem grandes intercorrências. O que aconteceu foram coisas corriqueiras que fazem parte das eleições. Troca de urnas, nós tivemos bem poucas. Posso falar por minha Zona, tivemos apenas duas urnas trocadas. No mais, minha sensação é de dever cumprido”, comentou a juíza.

Segundo o vice-presidente do TRE-AM, desembargador Jorge Lins, o pleito ocorreu de maneira ordeira e dentro da normalidade: “É bom que se diga e se exalte que o grande vencedor deste pleito é a democracia. O TRE-AM, como instituição, é o instrumento garantidor deste direito do cidadão de escolher com liberdade o candidato que melhor entender para governar a cidade”, analisou.

O procurador Rafael da Silva Rocha, da Procuradoria Regional Eleitoral, disse que há motivos para comemorar. “Com isto, podemos dizer que vencemos. Vencemos a desinformação e a pandemia. Independentemente de quem vença, hoje é dia de celebrar a democracia”, disse o procurador.

Ocorrências

Representantes de órgãos de segurança como Polícia Federal, Polícia Civil e Polícia Militar também participaram da coletiva de imprensa e disseram que não foram registradas ocorrências graves durante o domingo de eleições. A única ocorrência destacada foi de um motorista e um advogado detidos por policiais militares e federais com R$ 6 mil em um carro por suspeita de compra de votos.

“O advogado se disse proprietário do dinheiro e mostrou um extrato com o saque do valor nos últimos dias”, informo o delegado Fábio Santos, da Polícia Federal.

Ainda conforme o delegado, o ocorrido foi registrado e deve ser encaminhado para a Justiça Eleitoral, solicitando autorização para instauração de um Inquérito Policial para apurar a situação e verificar se houve algum crime.

Fonte: G1 AMAZONAS

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.