Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
08 de julho de 2025
Áudios revelam que a secretaria nacional de mulheres do PT, Anne Moura, usou comitês de cultura para favorecer aliados em 2024
Política
08 de julho de 2025

Áudios revelam que a secretaria nacional de mulheres do PT, Anne Moura, usou comitês de cultura para favorecer aliados em 2024

Áudios da secretária nacional de Mulheres do PT, Anne Moura (foto), mostram que os comitês de cultura criados pelo presidente Lula (PT) e pela ministra Margareth Menezes, da Cultura, foram usados para eleger aliados em 2024 com o aval da cúpula da pasta.

O material, gravado pelo ex-chefe do comitê do Amazonas Marcos Rodrigues, com quem Anne Moura rompeu politicamente no final do ano passado, foi publicado nesta segunda-feira por O Estado de S.Paulo.

Criado em setembro de 2023 para impulsionar ações de mobilização, apoio e formação de artistas, o Programa Nacional de Comitês de Cultura (PNCC) vai custar 58,8 milhões de reais até o final de 2025.

“To pedindo ajuda para ganhar a eleição”

Na gravação, Anne Moura exigiu que Marcos Rodrigues envolvesse a estrutura do comitê de cultura em sua campanha eleitoral, na qual ela disputou o cargo de vereadora de Manaus e foi derrotada.

Segundo ela, a secretária do MinC que cuida do PNCC, Roberta Martins, classificou a falta de empenho do comitê amazonense como “um absurdo”.

Marcos, quando eu fui lá no MinC agora, da última vez, o pessoal me perguntou: ‘Anne, o comitê tá te ajudando?’ Eu disse: não, Roberta, não tá. Ela tava na sede do PT, na reunião e perguntou: ‘o comitê tá te ajudando? Porque nos outros lugares está tudo ajudando’. Porque eu fui pedir dinheiro também, tô pedindo ajuda para ganhar a eleição. Aí ela disse: o comitê tá te ajudando com alguma coisa nas agendas, nas atividades? O comitê não pode te dar dinheiro, mas eles podem promover atividade para te ajudar. Eles estão te ajudando?’. Eu disse: ‘Roberta, deixa eu falar uma coisa para ti. Temos acordos que não foram cumpridos. E depois que as pessoas sentaram na cadeira pagaram de doidos. Eu decidi que não vou me estressar com isso agora. Eu preciso ganhar a eleição. Então se tu puder me ajudar agora, daqui, na articulação tua e do Márcio, eu te agradeço. Depois, quero sentar e conversar com você sobre isso’.”

Ela reclamou também de o comitê escolher artistas para atividades “sem combinar na política quem são os artistas parceiros”.

“parte boa”

Para Anne Moura, “quem foi para a frente da prisão” precisa ter atendimento diferenciado na hora da “parte boa”.

“Mas é o seguinte, Marcos: quem foi lá para frente da prisão gritar de manhã, de tarde e de noite para defender o Lula fomos nós. Nós que sofremos sendo chamados de ‘ladrão’, todo mundo virou as costas para nós nos movimentos sociais. E a gente lá ‘somos do PT, vamos resistir, vamos não sei o quê…’. E agora, chega na parte boa, a gente vai ficar olhando as coisas acontecendo?Não vamos ter nenhuma opinião política nesse processo? Tudo tá de pé pela política. Só tem comitê porque tem Lula. E só tem Lula porque tem base, que somos nós. É inaceitável o que tá acontecendo, mas eu vou lutar uma luta de cada vez.”

Iaja

Ao contratar entidades culturais para receber verba pública e coordenar as ações e atividades de fomento à cultura nos estados, o PNCC beneficiou militantes do PT e ONGs ligadas a assessores do Ministério da Cultura.

No Amazonas, o governo Lula contratou o Instituto de Articulação de Juventude da Amazônia (Iaja).

A ONG tem Anne Moura como uma de suas fundadoras.

A organização irá receber 1,9 milhão de reais em dois anos para coordenar o comitê.

O que diz o Ministério da Cultura?

Ao Estadão, a pasta chefiada por Margareth Menezes afirmou Anne Moura não teve conversas com servidores do ministério nem relação com a escolha da ONG Iaja para coordenar o comitê de cultura no Amazonas, contrariando o que mostram os áudios.

Segundo o ministério, a secretária do PT “não é membro do comitê do Amazonas, nunca integrou sua equipe e não participou de qualquer processo relacionado ao Ministério da Cultura ou à seleção do edital de projetos”.

O Antagonista 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.