Brasil – Um bebê de cinco meses recebeu a vacina contra a Covid-19 por engano em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) de Jundiaí, no interior de São Paulo.
A família levou a criança ao posto para tomar o imunizante contra a meningite, mas a enfermeira se confundiu e aplicou o da Covid. Não se sabe qual o tipo injetado, mas os antígenos AstraZeneca e Coronavac são liberados pela Agência de Vigilância Sanitária(Anvisa) para pessoas acima de 18 anos, enquanto o da Pfizer pode ser aplicado em indivíduos a partir de 12 anos.
A Prefeitura de Jundiaí informou que, após o erro, a família foi imediatamente chamada à unidade para que o monitoramento fosse iniciado. “A criança está em acompanhamento em hospital particular, por decisão da família”, disse a municipalidade.
O Executivo municipal comunicou também que a funcionária foi afastada até a conclusão das investigações. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP), o caso está com 2º Distrito Policial de Jundiaí para “providências de polícia judiciária e esclarecimento dos fatos”. Também foi aberto um processo administrativo para apurar o que aconteceu.
A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) lamentou o ocorrido por meio de nota. “A UGPS reitera a colocação de toda a estrutura disponível no município para o acompanhamento do caso. A equipe responsável permanece à disposição da família 24 horas, integralmente”, explicou.
Fonte: Metrópoles
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.