AM- Os beneficiários do Bolsa Família de 55 municípios amazonenses, que estão em situação de emergência por conta da seca que atinge o estado, vão receber a parcela de outubro do Bolsa Família nesta quarta-feira (17).
A seca severa que atinge o Amazonas colocou quase todas as cidades do estado em situação de emergência, conforme boletim da Defesa Civil desta terça-feira (17). Manaus, inclusive, já registra a maior seca em mais de 120 anos de história.
Segundo o Ministério do Desenvolvimento, o valor será pago para todos os beneficiários em um único dia, independentemente do último dígito do Número de Identificação Social (NIS). Veja a lista de municípios beneficiados abaixo.
Além disso, o Governo Federal também anunciou outras medidas, como:
Para municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, o Ministério de Desenvolvimento Social disse que adotou medidas especiais com o objetivo de garantir que as famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família possam sacar os benefícios.
“As ações iniciais são válidas por dois meses e incluem a liberação do pagamento para todas as famílias beneficiárias do município afetado logo no primeiro dia do calendário”, disse a pasta.
Outra medida anunciada foi a autorização para saque sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
Também ficam prorrogados os prazos para atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral nos municípios nessa situação.
As ações são autorizadas mediante ofício e e-mail encaminhado pela coordenação estadual ao MDS. Caso a situação de calamidade permaneça após o período de dois meses, é necessária uma nova solicitação.
Informações G1 Amazonas/ Foto: Semcom
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.