Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
09 de julho de 2025
Carmen Lúcia fala em agir para TSE impedir redes sociais de ‘atrapalhar’ as eleições no Brasil
Política
09 de julho de 2025

Carmen Lúcia fala em agir para TSE impedir redes sociais de ‘atrapalhar’ as eleições no Brasil

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, afirmou nesta segunda-feira (3) que a corte está atenta às mudanças nas regras sobre redes sociais e atuará para evitar que, segundo ela, as plataformas interfiram nas eleições. O discurso ocorreu na abertura dos trabalhos da Justiça Eleitoral.

“Cada inovação tecnológica, principalmente cada nova medida adotada sobre redes sociais, é objeto de atenção e cuidado muito especial desta Casa pela repercussão que pode ter sobre o direito às liberdades”, disse a ministra.

O TSE tem reforçado o combate ao que chama de ‘desinformação’, ampliando normas sobre monitoramento e remoção de conteúdos falsos. Em 2024, a preocupação esteve centrada no uso da inteligência artificial, mas o caso mais pontual envolveu um candidato à prefeitura de São Paulo, que fez acusações sem provas contra adversários. Apesar de punições e remoções, suas falas tiveram impacto na disputa.

Cármen Lúcia mencionou que o tribunal já trabalha na organização das eleições de 2026 e 2028, incluindo logística de urnas e capacitação de servidores. Ela alegou que “a democracia se faz todo dia” e alertou sobre os riscos da manipulação digital.

“É preciso impedir que [as máquinas] façam prosperar a violência, a agressão e o medo incutido nas pessoas. Porque, se assim não ocorrer, chegará ao dia que elas nos matarão. Morreremos de medo”, externou a magistrada.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.