A Secretaria da Saúde do estado informou que as vacinas em combate a Covid-19, que chegou na noite de ontem (18), será distribuída para 265 aldeias indígenas em 16 municípios do Amazonas.
Segundo o Distrito Sanitário Especial Indígena de Manaus (Dsei), o número de populares indígenas no estado é de 30.240 e, neste primeiro momento, 15.300 serão vacinados.
Grandes embarcações serão bases para que as lanchas rápidas levem as vacinas e as equipes até às aldeias. A enfermeira indígena, Vanda Ortega, foi a primeira a receber a vacina no Amazonas.
No estado, cerca de 230 mil pessoas já foram infectadas pela Covid-19, totalizando mais de 6 mil óbitos pela doença. As equipes da Força Aérea Brasileira (FAB) chegaram na noite de ontem, com 256 mil imunizantes.
Interior do AM
As doses dos imunizantes também serão levadas a 21 municípios do estado do Amazonas, podendo receber os lotes por meio de aeronaves. Também serão distribuídas nos demais municípios por embarcações ainda nesta terça-feira, (19).
As Secretarias Municipais de Saúde e Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), serão responsáveis pelas doses das vacinas. Após a distribuição, a vacinação de cada município será responsável pelo cronogramas e atendimentos da população.
O governo do estado informou ainda que 495 salas de vacinas dos 62 municípios do Estado já estarão abertas a partir desta terterça-feira.
Plano de Imunização
A primeira etapa da aplicação de imunizantes em grupos prioritários iniciou ainda nesta segunda-feira, (18). O estoque de vacinas no Amazonas é suficiente para a aplicação da primeira e segunda dose em 128 mil pessoas desta primeira fase.
As vacinas serão disponibilizadas aos trabalhadores da saúde, população indígena aldeada maior de 18 anos e idosos acima de 60 anos vivendo em asilos, além de idosos acima de 75 anos receberão a vacina. A segunda dose ficará disponível após 28 dias.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.