Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
22 de abril de 2025
Com avanço da pandemia no Amazonas, Hemoam retoma coleta de plasma convalescente
Cidade
22 de abril de 2025

Com avanço da pandemia no Amazonas, Hemoam retoma coleta de plasma convalescente

FOTO: Divulgação/Hemoam

MANAUS – A Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam) retomou, nesta sexta-feira (08/01), a coleta de plasma convalescente de pessoas que se recuperaram de Covid-19. O produto sanguíneo será disponibilizado para os hospitais que atendem pacientes internados em virtude do novo coronavírus.

A coleta do plasma funcionará por agendamento, pelos números (92) 3655-0166 e 98431-9920, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Os critérios para doação de plasma são idênticos ao processo de doação de sangue comum. Porém, para o plasma convalescente, o candidato precisa atender alguns itens específicos: ser do sexo masculino; ter entre 18 e 60 anos; comprovar que teve Covid-19, confirmado por meio do teste PCR; ter passado 30 dias após o desaparecimento total dos sintomas; e que não tenha tido hepatite B ou C, sífilis, HIV, HTLV ou doença de Chagas.

“Com o avanço das infecções no Amazonas, estamos retomando a coleta e vamos disponibilizar o plasma convalescente na expectativa de reduzir o tempo de internação e aumentar as chances de cura dos pacientes. A projeção é oferecer, pelo menos, mais 200 bolsas desse produto”, informou a diretora-presidente do Hemoam, Socorro Sampaio.

 A produção do plasma contra a Covid-19 faz parte de um projeto de pesquisa aprovado pelo Conselho Estadual de Ética (CEP) e iniciado, em maio de 2020, na cidade de Manaus. A primeira fase do projeto foi de coleta, na qual foram produzidas pouco mais de 200 bolsas do produto biológico. A segunda fase foi de distribuição, quando aproximadamente 70 pacientes receberam transfusão de plasma com anticorpos contra a Covid-19.

 Uso compassivo – Em todo território brasileiro, a utilização do plasma convalescente está acontecendo experimentalmente com anuência da Anvisa, de forma compassiva, ou seja, quando o profissional médico resolve utilizar o produto como alternativa de tratamento do paciente.

Resultados – Ainda não há resultados conclusivos pela comunidade científica sobre a eficácia do plasma convalescente. A avaliação dos resultados deve acontecer ao longo de 2021. No entanto, há fortes indícios de melhora significativa quando o produto é transfundido na fase inicial da internação do paciente com Covid-19.
Com informações da assessoria

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.