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08 de junho de 2025
Confira o calendário de matrículas para alunos da rede pública de ensino
Cidade
08 de junho de 2025

Confira o calendário de matrículas para alunos da rede pública de ensino

Foto: Eduardo Cavalcante/Seduc-AM

MANAUS – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto do Amazonas (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) divulgaram o período de matrículas para novos alunos da rede pública de ensino municipal e estadual, onde irá iniciar no dia 17 a 20 janeiro, realizadas tanto via internet por meio do site www.matriculas.am.gov.br, ou presencialmente, das 8h às 17h, em todas as escolas da rede estadual e municipal de Manaus.

Novos alunos com deficiência poderão se matricular antecipadamente, no período de 10 a 13 de janeiro, também via web ou presencial. Nesse caso, é preciso de laudo médico, além das demais documentações.

Uma novidade deste ano é que o site de matrículas passou a aceitar reserva de vagas de alunos estrangeiros, devido à crescente demanda social. Anteriormente, só era possível solicitar a vaga destes estudantes presencialmente. Agora, todos que tiverem CPF conseguirão realizar o procedimento via internet.

Outra atividade inserida no portal, foi a possibilidade de solicitar a vaga pela web para alunos de Correção de Fluxo do Ensino Fundamental. A modalidade é voltada para estudantes que estão com distorção de mais de dois anos entre a idade e a fase que o aluno deveria estar cursando. A página, desenvolvida pela empresa Processamento de Dados Amazonas S.A (Prodam), pode ser acessada por computador, tablet ou celular.

Para os alunos novatos na rede pública de ensino, a primeira etapa para solicitar a matrícula é o cadastro online dos responsáveis, que já pode ser feito no site. Basta inserir o nome, e-mail e CPF do responsável. Após isso, o sistema enviará um e-mail de ativação ao endereço eletrônico informado e o responsável deverá confirmar e ativar o cadastro.

É recomendável, também, que seja feito o registro dos estudantes que serão matriculados para o ano letivo de 2020, a fim de agilizar o processo de reserva de vaga, que acontecerá de 17 a 20 de janeiro, tanto via internet, quanto presencial.

Pela internet, os pais só precisarão entrar no site e preencher as informações para solicitar a vaga na escola e ano de ensino do estudante novato. Após encerrar o procedimento no portal, é só apresentar, na unidade de ensino escolhida, os documentos do novo aluno para concluir a matrícula.
Em caso presencial, os responsáveis poderão procurar qualquer escola estadual ou municipal de Manaus, das 8h às 17h, para solicitar a reserva de vaga e no dia seguinte ir até a unidade de ensino escolhida para entregar os documentos do aluno e concluir o processo de matrícula.

Vale ressaltar que a reserva de vaga feita via internet ou presencial tem validade de três dias. A matrícula será considerada efetiva após confirmação na escola feita pelo responsável legal ou pelo aluno maior de 18 anos, com a apresentação da documentação obrigatória

Vagas

Serão disponibilizadas mais de 190 mil novas vagas, das quais 151.641 são da rede estadual e 39.240 da municipal. O cronograma apresentado é válido para todas as unidades públicas estaduais e municipais, inclusive para as escolas com a gestão da Polícia Militar do Amazonas.

Rematrícula

A rematrícula dos alunos que estudaram, em 2019, nas redes estadual e municipal de ensino é automática e inicia na próxima quinta-feira, 19/12, seguindo até o dia o 3 de janeiro nas unidades do município e até o dia 6 do mesmo mês, nas do Estado.

Neste período, serão realizadas a rematrícula de mais de 560 mil alunos, sendo 345 mil de escolas estaduais e outros 217 mil das municipais.

Os responsáveis pelos alunos que já são da rede pública e serão reordenados, ou seja, que estudarão em outra unidade de ensino visto que a atual não possui a série que cursarão em 2020, terão os dias 9 e 10 de janeiro para ir até a nova unidade do aluno confirmar a matrícula com os documentos necessários.

E, no período de 14 a 16 de janeiro, os pais de alunos rematriculados automaticamente em unidades de ensino da rede pública terão a oportunidade de solicitar a transferência via internet ou presencialmente para outras escolas.

Atendimento especial

Os alunos novos que possuam algum tipo de deficiência terão período específico para realizar matrícula pela Internet ou presencialmente: de 10 a 13 de janeiro. É necessário apresentar laudo médico, além das demais documentações.

Transferência

De 14 a 16 de janeiro, período para transferência de alunos rematriculados na rede pública estadual e municipal.

Novos alunos

De 17 a 20 de janeiro ocorrerá a matrícula para novos estudantes.

Caso os pais ou responsáveis percam os prazos, terão que aguardar até o dia 21 de janeiro, quando o sistema informará as possíveis disponibilidades de vagas.

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