Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
22 de abril de 2025
David vai incentivar produção de alimentos na Zona Rural de Manaus
Política
22 de abril de 2025

David vai incentivar produção de alimentos na Zona Rural de Manaus

foto divulgação

O candidato à Prefeitura pela coligação Avante Manaus, David Almeida (Avante), anunciou que, se for eleito neste ano, em 2021 vai criar a Secretaria Municipal de Produção Rural para estimular a produção de alimentos na zona rural de Manaus. O ex-governador antecipou que pretende usar parte do maquinário contratado pelo Executivo municipal para abrir tanques nas propriedades próximas, a fim de estimular a criação de peixes e assegurar o abastecimento do mercado local, uma vez que a maior parte do pescado consumido na cidade é importado.

“Na gestão David Almeida e Marcos Rotta, o produtor rural vai passar a ter tratamento diferenciado, para produzir alimentos e gerar renda para as suas comunidades. Nós vamos estimular uma maior produção e os produtos vão passar a ser comprados pela Prefeitura de Manaus, para compor o cardápio da merenda escolar”, explicou.

David comentou sobre a intenção de estabelecer um Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), para garantir a compra dos itens produzidos pelos agricultores familiares. Ele questionou o fato de boa parte dos alimentos consumidos em Manaus serem importados de outros estados.

“O cheiro verde que nós consumimos em Manaus vem de fora, do Ceará. Até a fécula da tapioca é importada de Santa Catarina”, destacou David Almeida, ressaltando que alguém precisa valorizar os produtores da terra. “Se eu posso comprar produtos do entorno de Manaus, porque vamos gerar empregos e renda em outros estados?”, questionou.

Alimentação saudável
Atleta praticante da corrida de rua, David Almeida sabe que uma boa alimentação propicia mais saúde para todos e por essa razão vai investir no desenvolvimento de ações para fomentar a produção de alimentos mais saudáveis na orla de Manaus e transformar essa atividade em novas oportunidades de negócios para os moradores dessas áreas.

“Pretendemos ampliar a rede de comercialização no mercado institucional e dar respectivo apoio à comercialização dos produtos nos mercados de Manaus. Nós também vamos desenvolver programas segurança alimentar das populações mais vulneráveis”, revelou David Almeida.

Pescado
A gestão de David e Marcos Rotta também vai dar atenção especial para projetos de incentivo à produção de peixe em cativeiro, a conhecida piscicultura. Entre as ações previstas no Plano de Governo destacam-se o incentivo à expansão dos criatórios de peixes para consumo em Manaus, fortalecimento de parcerias de apoio técnico com Universidades e Institutos de Pesquisa da pesca e da piscicultura, tais como a Embrapa, para viabilizar o aumento efetivo da produtividade nos criatórios.

“Nós também pretendemos incentivar projetos de beneficiamento e industrialização dos pescados, para agregarmos valor ao produto local, gerar emprego e garantir a distribuição de riqueza”, explica David.

Tags
Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.