Desde o dia 22 de outubro, dia em que foi lançado, até o domingo (28) no “Paredão”, investimento de alta tecnologia do programa Amazonas Mais Seguro, auxiliou na recuperação de 101 veículos, em Manaus. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), que coordena a ferramenta de combate à criminalidade.
O novo sistema de videomonitoramento conta com 500 câmeras instaladas em pontos estratégicos da capital, sendo responsável por 58% das recuperações de veículos com restrição de roubo ou furto em um período de 38 dias. Apenas no mês de novembro, o “Paredão” auxiliou na recuperação de 70 veículos, em Manaus.
Desde o lançamento do cerco eletrônico, a quantidade de veículos recuperados sem o uso da ferramenta soma um total de 55. O número representa pouco mais da metade do total de veículos recuperados pela Polícia Militar do Amazonas (PMAM) com o auxílio do “Paredão”.
Ocorrências
No dia 2 de novembro, o sistema conseguiu auxiliar na recuperação de um carro modelo Fiat Uno, de cor vermelha e placa PHB-8438, que estava clonada. O veículo havia sido usado em uma tentativa de homicídio no conjunto residencial Prosamim, bairro São Raimundo, zona sul.
Na ocasião, o carro foi identificado na avenida Constantino Nery, bairro Chapada, na zona centro-sul da capital. Policiais da Força Tática foram acionados e abordaram o veículo na avenida Torquato Tapajós. Um homem de 23 anos foi preso e encaminhado ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
No dia 12 de novembro, um carro modelo Fiat Palio, de placa NOV-9580, foi recuperado na avenida Constantino Nery. Um homem foi preso com o veículo aplicando o golpe do “chapolin”, dispositivo eletrônico que impede o travamento do carro e é utilizado por criminosos para furtar pertences do veículo. O suspeito foi autuado em flagrante.
‘Paredão’
O sistema de videomonitoramento é coordenado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e está interligado ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Ele possui tecnologia capaz de auxiliar na prevenção, investigação e solução de crimes como roubos, furtos e homicídios.
Além da recuperação de veículos, o sistema tem auxiliado em investigações que já resultaram na desarticulação de bandos criminosos e na apreensão de drogas.
FOTO: Tarcísio Heden/SSP-AM
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.