Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
09 de julho de 2025
Equipes de resgate que buscam submarino desaparecido detectam ruídos debaixo d’água
Mundo
09 de julho de 2025

Equipes de resgate que buscam submarino desaparecido detectam ruídos debaixo d’água

Equipes de resgate que procuram o submarino desaparecido com cinco pessoas a bordo perto dos destroços do Titanic detectaram “ruídos subaquáticos” na área do desaparecimento, disse a Guarda-Costeira dos EUA nesta quarta-feira (21), em meio a temores de que a embarcação possa ficar sem oxigênio.

A comunicação com o submersível Titan, de 6,5 metros de comprimento, foi perdida no domingo, quase duas horas depois de ter iniciado sua descida em direção aos vestígios do mítico transatlântico Titanic, a quase 4.000 metros de profundidade, a cerca de 600 quilômetros de Newfoundland, no norte atlântico.

“A aeronave P-3 canadense detectou ruídos subaquáticos na área de busca. Como resultado, as operações de ROV (veículo operado remotamente) foram realocadas na tentativa de explorar a origem dos ruídos”, disse no Twitter o primeiro distrito da Guarda-Costeira dos Estados Unidos.

As buscas pelo ROV “retornaram resultados negativos, mas continuam”, acrescentou a divisão marítima militar.

De acordo com a revista Rolling Stone, um avião canadense P-8 envolvido na busca ouviu “estrondos na área a cada 30 minutos. Quatro horas depois, um sonar adicional foi implantado, e os estrondos ainda estavam sendo ouvidos”.

Além desses acertos, “foram ouvidos sinais acústicos adicionais que ajudarão a direcionar os recursos de superfície, mantendo a esperança de encontrar sobreviventes”, informou a CNN, citando um documento interno do governo dos EUA.

O anúncio da detecção de ruídos foi o sinal mais animador. No Titan estavam o milionário britânico Hamish Harding, presidente da Action Aviation; o paquistanês Shahzada Dawood, vice-presidente da Engro, e seu filho Suleman; o mergulhador francês Paul-Henri Nargeolet, especialista nos destroços do Titanic; e Stockton Rush, CEO da OceanGate Expeditions.

Navios e aviões estão indo para o local para reforçar a vasta operação de busca implantada pelas guardas-costeiras dos EUA e do Canadá na área.

O Pentágono anunciou o envio de uma terceira aeronave C130 e três C-17, e um robô subaquático enviado pelo Instituto Oceanográfico Francês se juntará às buscas nesta quarta-feira.

R7

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.