Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
22 de abril de 2025
Estudo pioneiro vai identificar impacto de variante P1 no Amazonas
Amazonas
22 de abril de 2025

Estudo pioneiro vai identificar impacto de variante P1 no Amazonas

Foto: Divulgação/Secom

AMAZONAS – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com a Fiocruz Amazônia, realiza a investigação pioneira de 2 mil amostras de infectados com o novo coronavírus (SARS-CoV-2), buscando identificar se a P1, variante do vírus identificada no Amazonas, está relacionada ao aumento de casos graves e óbitos pela covid-19 registrados, em janeiro deste ano, no estado.

As amostras foram processadas e armazenadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen/FVS) e serão examinadas por método de diagnóstico do tipo RT-PCR específicos para identificação da variante P1. A análise das amostras será realizada pelo laboratório da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz Amazônia), coordenado pelo diretor de pesquisa da Fiocruz, Felipe Naveca.

De acordo com o diretor-presidente da FVS-AM em exercício, Cristiano Fernandes, o estudo conta com a colaboração da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS) e do Ministério da Saúde. “Essa parceria reúne um conjunto de profissionais que vão estabelecer a metodologia de amostragem e coleta de dados necessários para o desenvolvimento do estudo”, afirmou.

O assessor da Sala de Situação do Amazonas, Daniel Barros, detalhou que, com a análise das amostras, será possível verificar o impacto da variante P1 no aumento repentino de casos, de internações e óbitos por covid-19 nos últimos dois meses. “A investigação vai gerar evidências científicas que possibilitarão elucidar o potencial de agravamento dos casos causados pela P1, a partir da comparação dos infectados com a selvagem, que é a variante original”, detalhou.

O virologista e pesquisador da Fiocruz Amazônia, Felipe Naveca, destacou que a metodologia usada no estudo possibilita agilidade na identificação das amostras. “Com esse ensaio de detecção de variante P1, vamos conseguir aumentar muito a velocidade de identificação dessas amostras, uma agilidade necessária no momento”, afirmou.

O estudo faz parte do serviço de vigilância Genômica do SARS-CoV-2 no Amazonas, realizado desde os primeiros casos de covid-19 registrados no estado (em março de 2020).

Variante P1 – A FVS-AM confirmou, até a última segunda-feira (15/02), três casos de reinfecção pelo novo coronavírus. A análise das amostras dos pacientes enfermos apontou a presença da variante P1 nos três casos. Os casos de reinfecção foram confirmados, por sequenciamento genético, realizado pela Fiocruz Amazônia, e seguem protocolo do Ministério da Saúde para identificação de casos de reinfecção.

Referência – A FVS-AM é responsável pela Vigilância em Saúde do Amazonas, incluindo o monitoramento de indicadores de doenças, como a Covid-19, e está na linha de frente do enfrentamento da pandemia da doença no Estado. A instituição funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na avenida Torquato Tapajós, 4.010, Colônia Santo Antônio, Manaus. Os números para contato são (92) 3182-8550 e 3182-8551.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.