Manaus- Na tarde desta sexta-feira, (29), o Governador Wilson Lima, juntamente com o comitê de enfrentamento à Covid-19, anunciou novas medidas e falou sobre o decreto que restringe a circulação de pessoas no AM. O decreto foi prorrogado com alguns ajustes que valerá a partir de segunda-feira, 1° até o dia 7 de fevereiro.
A reunião inicial com as novas medidas iniciou as 8h da manhã de hoje. De acordo com o Governo do Estado, é uma decisão necessário que exige o sacrifício de todos para combater a Covid-19.
O decreto pode ser reajustado de acordo com o aumento de casos no AM. Veja o que mudou;
O funcionamento de fábricas de itens para embalagem de alimentos, bebidas, limpeza, higiene pessoal, remédios, além de sacolas para supermercados;
As Feiras passam a ficar abertas de 4h às 15h;
Delivery para materiais elétricos, hidráulicas e pneumáticos de 8h às 17h;
Delivery para peças de veículos pesados como ônibus, caminhão e ambulância de 8h às 17h;
A circulação de pessoas continua restrita durante 24h, só poderá sair em casos de extrema necessidade;
O fechamento do comércio e dos estabelecimentos não-essenciais restringidos no último decreto também continua;
O ponto facultativo do Carnaval foi suspenso, não haverá feriado, uma medida símbolica para evitar aglomerações;
Será liberado o retorno as aulas de maneira remota para todo estado;
“É preciso que cada um faça sua parte, precisamos ajudar os profissionais da área de saúde que estão exausto e dando o seu melhor para atender os pacientes. Estamos em uma guerra e só vamos sair dessa se todos estivermos unidos”, destacou Wilson Lima.
O governador também lançou o painel de controle que mostra detalhes do avanço da doença e o que será feito nas próximas fases especificado por área.
No Amazonas, além do colapso nas unidades de saúde com a falta de leitos e oxigênio, dados divulgados apresentam que cerca de 7,5 mil pessoas foram vítimas da doença.
“Há um esforço muito grande das nossas equipes em parceria com o Governo Federal, Prefeitura de Manaus e as prefeituras do Interior do AM, para ampliar a capacidade de atendimento dos pacientes da doença. Recentemente inauguramos o Hospital Nilton Lins, Hospitais de Campanha no estacionamento no Delphina Aziz, e estamos tomando providências com a empresa fornecedora de oxigênio para garantir o equilíbrio nas unidades de saúde do estado”, destacou o governador.
O Secretário de Saúde do Estado, Marcellus Campêlo, falou sobre os pacientes transferidos para outros estados e agradeceu aos colaboradores.
“Os pacientes que são transferidos de Manaus para os outros estados são recepcionados de forma calorosa, antenciosa e com muito carinho pelos médicos e enfermeiros. Quando chegam lá já tem um ambulância preparada na espera que realiza a transferência até a unidade de saúde, todos receberam esses pacientes de forma acolhedora e fica aqui registrado a nossa gratidão aos estados que colaboraram nesta ação”, disse.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.