Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
25 de junho de 2026
Governo Lula abrirá licitação para desenvolver ‘WhatsApp’ nacional, diz revista
Política
25 de junho de 2026

Governo Lula abrirá licitação para desenvolver ‘WhatsApp’ nacional, diz revista

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) está prestes a lançar uma licitação para a contratação de um novo serviço de troca de mensagens por celular. A informação foi divulgada pela revista Veja.

De acordo com a reportagem, o presidente da agência, Ricardo Capelli, sinalizou que o sistema será similar ao WhatsApp, mas com foco exclusivo em uso corporativo e restrito, pelo menos inicialmente, aos servidores da agência.

O novo serviço, além de ser um projeto piloto, pode vir a ser implementado futuramente em outros órgãos federais. A ideia é que essa plataforma funcione como uma alternativa segura e nacional para a comunicação dentro do governo, em um contexto onde a segurança das informações se tornou uma preocupação central.

O desenvolvimento desse serviço surge em meio ao conflito entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a rede social X/Twitter, de propriedade do bilionário Elon Musk. A recente derrubada do X/Twitter no Brasil, ordenada pelo ministro Alexandre de Moraes, por conta do não cumprimento de ordens judiciais, coloca ainda mais em evidência a necessidade de soluções nacionais para a comunicação digital.

A proposta de criar uma plataforma própria de mensagens, no entanto, não é uma resposta imediata a esse impasse. Capelli relembra episódios anteriores, como a espionagem sofrida por autoridades do governo brasileiro, incluindo a então presidente Dilma Rousseff, por parte da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos. Esses eventos, que envolveram grampos em números de telefone, reforçam a importância de um sistema que garanta a privacidade e a segurança das comunicações governamentais.

Mais de dez empresas brasileiras já manifestaram interesse em desenvolver a plataforma, segundo Capelli. Ele alega que a criação de um sistema de mensagens inteiramente brasileiro não é uma questão de paranoia ou teoria da conspiração, mas uma necessidade real, dado o histórico de quebras de sigilo em comunicações.

“Não estamos querendo banir as plataformas de mensagens atuais, mas sim criar uma alternativa segura que represente a soberania nacional e assegure a confidencialidade das informações trocadas”, afirma Capelli. Ele ainda sublinha que, atualmente, até mesmo policiais federais e membros da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) utilizam plataformas estrangeiras para se comunicar, o que é considerado um risco.

Ainda não há uma estimativa precisa dos custos para o desenvolvimento desse novo sistema, mas a expectativa é de que o projeto não envolva cifras exorbitantes, uma vez que as empresas interessadas estão dispostas a participar do processo de criação.

Conexão Política

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.