O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Coletivo Urbano e Rodoviários de Manaus (Sintro-AM) anunciou uma greve por tempo indeterminado que pode paralisar 100% da frota de ônibus a partir desta segunda-feira (18).
A decisão foi comunicada pelo presidente da entidade, Givancir Oliveira, por meio das redes sociais, após o travamento nas negociações salariais com a classe patronal.
A categoria exige um reajuste salarial de 12%, mas alega que o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) não apresentou uma proposta que atenda às expectativas.
“Na segunda-feira Manaus poderá paralisar 100% da frota caso o Sinetram não sente na mesa de negociações e garanta pelo menos um aumento de 12% para a categoria”, advertiu Givancir Oliveira.
Se a paralisação se concretizar, o impacto será imediato para centenas de milhares de passageiros, entre trabalhadores e estudantes que dependem diariamente do sistema para se deslocar entre os bairros e os Terminais de Integração (T1, T2, T3, T4 e T5).
A iminência da greve já acende o alerta para outros reflexos na cidade como a expectativa de forte alta (tarifa dinâmica) no valor das corridas de Uber e 99, longas filas e lotação nos ‘Amarelinhos’ e executivos, além do aumento de carros particulares nas ruas, gerando retenções severas em vias estratégicas como a Constantino Nery, Torquato Tapajós e Rodrigo Otávio durante os horários de pico.
Até o fechamento desta matéria, o Sinetram não havia se pronunciado oficialmente sobre a ameaça de paralisação ou sobre a contraproposta de reajuste.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.