Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
08 de julho de 2025
Jovens rompem com a esquerda e dão vitória esmagadora a líderes de direita na Europa
Mundo
08 de julho de 2025

Jovens rompem com a esquerda e dão vitória esmagadora a líderes de direita na Europa

As eleições para o Parlamento da União Europeia, realizadas entre os dias 6 e 9 de junho, confirmaram uma expressiva vitória da direita, que se aliou a blocos de centro para manter a maioria e derrotar os partidos de esquerda e extrema esquerda. A participação massiva dos eleitores, especialmente dos jovens, foi determinante para o resultado histórico.

Os jovens europeus, muitos votando pela primeira vez aos 16 anos, foram essenciais para moldar o desfecho das eleições. Entrevistas conduzidas pela BBC News já antecipavam um crescente desencanto com a esquerda política e suas políticas ambientais, levando muitos a optar por partidos de direita em vários países europeus.

Mare Verlinde, uma estudante belga de 17 anos, externou em uma reportagem do canal britânico a importância deste momento: “Finalmente temos uma voz significativa”. Seu colega, Auguste Duchene, comentou: “A Europa precisa avançar e se fortalecer”.

A segurança é uma preocupação crescente entre os jovens, muitos dos quais cresceram em tempos incertos. Lore Sleeckx, de 17 anos, expressou preocupação com questões de segurança nacional: “Meus professores de história dizem que uma nova guerra mundial não seria surpresa”. Este medo tem levado muitos jovens a reconsiderar suas posições políticas.

Apesar do forte apelo ecológico nas eleições europeias de 2019, os jovens deste ano voltaram-se para partidos de direita, buscando soluções para problemas que acreditam serem negligenciados pela esquerda.

Na Holanda, o Partido pela Liberdade (PVV), liderado por Geert Wilders, obteve um avanço significativo, evidenciando a frustração dos jovens com as opções políticas tradicionais. Lazar Potrebic, de 25 anos, disse à BBC: “Não somos extremistas, apenas estamos frustrados”. Ele afirmou que sente que as necessidades de sua geração não são atendidas pelos partidos progressistas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.