Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
09 de julho de 2025
Lula critica Trump sobre Gaza: “Quem tem de cuidar são os palestinos”
Política
09 de julho de 2025

Lula critica Trump sobre Gaza: “Quem tem de cuidar são os palestinos”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)criticou, nesta quarta-feira (5/2), a intenção do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de assumir a Faixa de Gaza. Para o petista, Trump é o tipo de político que “vive de bravatas”.

“Os Estados Unidos participaram do incentivo a tudo que Israel fez na Faixa de Gaza; então, não tem sentido o presidente dos Estados Unidos se reunir com o de Israel, Netanyahu, e dizer: ‘Olha, nós vamos recuperar Gaza, vamos morar em Gaza’. E os palestinos, vão para onde? Onde é que eles vão viver? Qual é o país deles?”, questiona Lula.

O presidente criticou o encontro de Trump com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, na terça-feira (4/2). “É uma coisa praticamente incompreensível por qualquer ser humano. Eu acho que as pessoas precisam parar de falar aquilo que vem na cabeça e começar a falar aquilo o que é razoável”, argumentou.

Para Lula, a guerra na Faixa de Gaza é “genocídio”. “O que aconteceu em Gaza foi um genocídio, e eu sinceramente não sei se os Estados Unidos, que fazem parte de tudo isso, seriam o país para tentar cuidar de Gaza. Quem tem de cuidar de Gaza são os palestinos. O que eles precisam é ter uma reparação de tudo aquilo que foi destruído, para que possam reconstruir suas casas, seus hospitais, suas escolas, e viver dignamente com respeito”, acrescentou o presidente em entrevista a rádios.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.