Manaus- Nesta segunda-feira, (1°), mais 18 pacientes com Covid-19 foram transferidos para continuar o tratamento em outro estado, desta vez, em Curitiba, no Paraná. As transferências iniciaram no dia 15 deste mês, por conta do colapso nas unidades de saúde da capital.
Um total de 424 pessoas já foram transferidas para continuar o tratamento da doença em outros estados, outros oito deles são pacientes oncológicos que foram levados ao Hospital de Câncer 3, do Instituto Nacional de Câncer (Inca), no Rio de Janeiro (RJ).
Dados apresentam que até o último domingo, (31), cerca de 8 mil pessoas já foram vítimas da doença. As cidades que já receberam pacientes do Amazonas foram: Teresina (PI), São Luís (MA), Brasília (DF), João Pessoa (PB), Natal (RN), Goiânia (GO), Belém (PA), Maceió (AL), Vitória (ES), Recife (PE), Uberaba (MG), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Rio Branco e Cruzeiro do Sul (AC).
Segundo Eduardo Pazuello, Ministro da Saúde, a expectativa é transferir 1,5 mil pacientes da doença para tratar em outros estados. Estás transferências acontecem através de uma força tarefa em prol de salvar mais vidas pelos aviões da Força Aérea Brasileira (FAB).
O governo do estado informou que esses 18 pacientes transferidos na noite de ontem, com idades entre 60 e 18 anos, foram transferidos do Hospital e 28 de Agosto, dos Serviços de Pronto Atendimento (SPAs) Eliameme Rodrigues Mady, Zona Sul, Coroado, José Lins, além da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Campos Salles.
Antes das transferências, o grupo recebe uma análise médica para verificar a condição do paciente. No trajeto até o estado, todos são acompanhados por uma equipe de médicos e enfermeiros para que cheguem com Segurança.
Com a demora de transferência e falta de oxigênio, os municípios do interior do Amazonas também já começam a sentir o impacto no sistema de saúde.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.