Manaus/AM – Após a suspensão temporária de voos para as cidades de Porto Trombetas-PA, Coari-AM e Eirunepé-AM, a companhia MAP Linhas Aéreas também deixou desassistidos os municípios que englobam as calhas do Alto Juruá, Médio Solimões, Baixo Amazonas, Purus e Negro. A companhia alegou falta de infraestrutura para operar nesse locais.
Diante do exposto a empresa se pronunciou.
Em nota a MAP disse:
A MAP LINHAS AÉREAS vem a público esclarecer as ações tomadas pela empresa em relação as suspensões de voos para alguns aeródromos do Amazonas e Pará, conforme abaixo:
Suspensão temporário de alguns aeroportos
A MAP suspendeu em 20 de outubro as operações nos aeroportos de Eirunepé, Porto Trombetas e Coari, todos no estado do Amazonas, devido à restrições na infraestrutura aeroportuária. Assim que as restrições sejam regularizadas, a MAP irá retomar normalmente as operações.
Aeródromo de Eirunepé – SWEI
Aeródromo de Coari – SWCO
(nota: O aeroporto de Coari AM, recebeu da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil), o equipamento de meteorologia EMS (Estação Meteorológica de Superfície), porém, ela não está ainda homologada para operar).
Aeródromo de Porto Trombetas – SBTB
A MAP entrou com processo de solicitação de inclusão da base em sua especificação operativa e está aguardando a resposta da autoridade para reiniciar as operações na
localidade.
Retomada dos voos
Na data de 14 de novembro, a MAP sofreu a suspensão, por motivo técnico, da operação de uma aeronave ATR 42-500 que havia sido contratada para atender à malha baseada em Manaus e Belém. Essa suspensão ocorreu sem qualquer responsabilidade direta da MAP, mas sim por questão da empresa operadora da aeronave.
Para mitigar o problema da suspensão das operações aéreas desde o dia 14 de novembro, a MAP deslocou para Manaus hoje dia 22 de novembro uma aeronave ATR 72-500 da empresa Passaredo Linhas Aéreas, a qual já assumiu a operação dos voos da MAP até que sua frota operacional seja recomposta.
A MAP está realizando todos os esforços para agregar o mais rápido possível duas novas aeronaves em sua frota e acredita que já próxima semana possa retomar a regularidade das operações de Manaus e Belém, podendo operar com as suas aeronaves ATR 42-320 e ATR 72-200, retomando todas as operações programadas que foram suspensas desde o dia 14 de novembro.
Infelizmente a rapidez para substituir a frota da MAP não ocorreu no tempo estimado pela gestão da empresa, mas muito em breve todas as operações da MAP no Norte do Brasil estarão regularizadas e serão também expandidas a partir do próximo ano.
A MAP informa ainda que todos os passageiros prejudicados pela suspensão dos voos estão sendo tratadas nos termos das resoluções da ANAC.
Imagem: Reprodução/Internet
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.