Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
23 de abril de 2025
<strong>Médicos removem granada não detonada do peito de soldado ucraniano</strong>
Saúde
23 de abril de 2025

Médicos removem granada não detonada do peito de soldado ucraniano

Médicos militares ucranianos conseguiram retirar com sucesso uma granada não detonada do peito de um soldado ferido em combate. O artefato ficou localizado logo abaixo do coração dele, e a remoção cirúrgica envolvia o risco de explosão.

O ineditismo fez com que o conselheiro ministerial de assuntos internos da Ucrânia, Anton Gerashchenko, afirmasse que a cirurgia “iria constar nos livros de medicina”.

Em sua página no Facebook, o Comando das Forças Médicas das Forças Armadas da Ucrânia compartilhou a imagem de uma radiografia que mostra a granada alojada no peito do soldado.

“A operação foi realizada por um dos cirurgiões mais experientes das Forças Armadas da Ucrânia – major-geral do Serviço Médico, Andrei Verba – sem coagulação elétrica, pois a munição poderia detonar a qualquer momento”, escreveu o comando.

A eletrocoagulação é usada em procedimentos cirúrgicos com objetivo de interromper sangramentos, mas por envolver, como o próprio nome diz, ondas elétricas, havia a possibilidade de uma explosão.

Ainda segundo a publicação, o “a intervenção cirúrgica foi bem-sucedida, e o militar ferido foi encaminhado para reabilitação e recuperação”.

No Telegram, uma mensagem do assessor de comunicações do comandante das Forças Médicas Militares da Ucrânia Yevgenia Slivko, forneceu mais detalhes sobre o paciente.

“Posso dizer que nasceu em 1994, agora é encaminhado para reabilitação, seu estado é estável”, afirmou.

Slivko acrescentou que um caso semelhante foi registrado na guerra do Afeganistão. 

Via R7

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.