Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
09 de julho de 2025
Menino decapitado após acidente tem cabeça recolocada por médicos, em Israel
Mundo
09 de julho de 2025

Menino decapitado após acidente tem cabeça recolocada por médicos, em Israel


Médicos de Israel recolocaram a cabeça de um menino palestino, identificado como Suleiman Hassan, de 12 anos, depois que ele foi atropelado por um carro enquanto andava de bicicleta. O garoto sofreu uma decapitação interna — fratura que envolve a base do crânio e o topo da coluna — fazendo com que ambas se desprendam, mas mantendo a pele intacta.

O trauma ocorre quando há impacto súbito na cabeça e faz com que os ligamentos e músculos que seguram o crânio na posição nas vértebras superiores da coluna se rasguem. A lesão é enquadrado como rara — representando menos de 1% das lesões na coluna vertebral. Os médicos disseram que a cabeça de Suleiman estava “quase completamente separada da base do pescoço”. Ele foi submetido a uma cirurgia minuciosa realizada por uma equipe de terapia intensiva que durou várias horas.

Suleiman conta que estava circulando de bicicleta quando um carro o atropelou. Ele foi levado de avião para a Unidade de Trauma do Hadassah Ein Kerem, em Jerusalém, e colocado em cirurgia o mais rápido possível. Seu ferimento foi corrigido no início de junho, mas o hospital de Jerusalém preferiu aguardar um mês para anunciar os resultados. A incidência de decapitação interna é desconhecida, considerando que 70% das vítimas morrem instantaneamente ou a caminho do hospital.

“Lutamos pela vida do menino”, disse Ohad Einav, um dos cirurgiões que operou o paciente, ao The Times of Israel. A intervenção médica só é possível se os principais vasos sanguíneos ainda estiverem intactos, considerando que o fluxo sanguíneo para o cérebro deve ser preservado.

Ao falar sobre o assunto, o professor clínico de medicina e internista do NYU Langone Medical Center, Marc Siegel, disse à Fox News Digital que a cirurgia é ‘incrível’.

“O procedimento em si é muito complicado e levou várias horas. Enquanto na sala de cirurgia, usamos novas placas e fixações na área danificada… Nossa capacidade de salvar a criança foi graças ao nosso conhecimento e à tecnologia mais inovadora na sala de cirurgia”, disse ele.

A alta médica de Suleiman foi compensada de uma tala cervical e, com isso, os médicos continuarão monitorando sua recuperação. Os profissionais garantem que o menino não apresenta déficits neurológicos ou disfunção sensorial ou motora. Além disso, ele já pode andar e fazer movimentos sem necessitar de ajuda.

O pai do menino não conseguiu segurar a emoção. Ao externas seus sentimentos, ele agradeceu pelo avanço científico e dos esforços médicos para reverter o quadro clínico do seu filho. “Agradecerei por toda a minha vida, pois vocês salvarem meu querido filho único. Que vocês sejam abençoados. Meu filho recuperou a vida mesmo quando as chances eram baixas e o perigo era óbvio. O que o salvou foi o profissionalismo, a tecnologia e a agilidade nas decisões da equipe de trauma e ortopedia. Tudo o que posso dizer é um grande obrigado.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.