Manaus- Na madrugada desta quarta-feira, (27), seis pacientes que haviam sido transferidos para fazer o tratamento da Covid-19 em em João Pessoa (PB), retornaram para capital amazonense recuperados da doença. As transferências estão sendo realizadas devido o colapso nas unidades de saúde.
Essa medida foi tomada após a falta de leitos suficientes para internação dos pacientes da Covid-19, e a falta de oxigênio no estado. Em Manaus, um total de mais de 7,2 mil pessoas morreram pela doença no estado, cerca de 300 pacientes já foram transferidos para obter tratamento em outros estados.
Desde o dia 15 de janeiro, estas foram as cidades que receberam os pacientes do AM para continuar o tratamento devido o colapso: Teresina/PI (23), São Luís/MA (39), Brasília/DF (15), João Pessoa/PB (15), Natal/RN (41), Goiânia/GO (32), Belém/PA (23), Maceió/AL (30), Vitória/ES (36), Recife/PE (27), Rio Branco/AC (3) e Uberaba/MG (18).
O grupo de pacientes recebidos em João Pessoa, contou com o apoio de uma equipe multidisciplinar com psicólogos, técnicos de enfermagem, nutricionistas, médicos e enfermeiros. Os recuperados chegaram na capital e foram levados em segurança para suas residências.
De acordo com o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, o governo deverá transferir pelo menos 1,5 mil pacientes da Cocid-19 para seguir o tratamento em outros estados. Anteriormente a média de transferência era de 235 pessoas, agora a medida tomará um número seis vezes maior.
A Secretaria da Saúde do estado anunciou que 24 pacientes que continuaram o tratamento em outros estados, já retornaram recuperados da doença.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.