Manaus- Nesta segunda-feira, (1°), inicia o pagamento do Cartão Auxílio para famílias em extrema pobreza no estado. Cerca de 100 mil famílias serão beneficiadas com o valor de R$ 600, divididos em três parcelas.
O principal objetivo é garantir a segurança para as famílias em situação extrema de vulnerabilidade nesta fase da pandemia, para que possam comprar produtos alimentícios, higiene e limpeza. A
Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas) e do Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) entregaram o cartão nas casas das famílias selecionadas, portanto não haverá a necessidade de sair de casa.
Uma ação que vida combater a transmissão da Covid-19. O valores serão repassados da seguinte maneira:
1ª parcela – começo do mês de fevereiro
2ª parcela – no final do mês de fevereiro
3ª parcela – mês de março
Critérios do Auxílio
Os 100 mil selecionados para receber o Cartão do Auxílio Estadual, foram analisados através da base de dados do mês de referência de novembro de 2020, pelo Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, extraídos pela Caixa Econômica Federal (CEF).
Os critérios utilizados são: famílias em situação de “extrema pobreza” e “pobreza”; responsável pela unidade familiar com idade de 18 anos ou mais; famílias com quatro membros ou mais e famílias que recebem benefício do programa Bolsa Família.
Quanto aos critérios de desempate, foram levados em consideração: situação de pobreza da família (primeiro extrema pobreza, depois pobreza); número de filhos menores de 18 anos na família (de 0 a 6 anos; de 7 a 15 anos; de 16 anos a 17 anos, 11 meses e 29 dias); depois números de nutrizes na família; número de gestantes na família; e data de nascimento do responsável pela unidade familiar.
Para consultar sobre os critérios do benefício, o governo do Estado vai disponibilizar o acesso ao site www.auxilio.am.gov.br
Você também pode consultar se é um beneficiário, a partir de hoje 1° de fevereiro, apenas informando o número do seu CPF e a data de nascimento. Lembrando que o auxílio servirá apenas para compras de alimentos, produtos de limpeza e higiene, ao acessar o portal você poderá consultar os estabelecimentos beneficiários credenciados para o uso do auxílio.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.