Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
22 de abril de 2025
PM do Amazonas desenvolve tecnologia de reconhecimento facial de foragidos
Polícia
22 de abril de 2025

PM do Amazonas desenvolve tecnologia de reconhecimento facial de foragidos

Foto divulgação PM

Policiais militares do Amazonas agora contam com uma nova tecnologia que permite, pelo aparelho celular, o reconhecimento facial de foragidos da Justiça e a identificação de placas de veículos com restrição de roubo e furto.

A novidade desenvolvida pelo setor de tecnologia da corporação tem o objetivo de melhor subsidiar a atuação dos policiais nas ruas, economizar custos e ajudar no aumento de produtividade nas operações contra a criminalidade.

Encomendado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Ayrton Norte, o aplicativo Copmam (Comando Operacional da Polícia Militar do Amazonas) é voltado para o serviço operacional dos policiais militares e é restrito para as forças da segurança. A tecnologia está em fase de testes e deve ser lançada em breve.

Foto divulgação PM

PM do Amazonas

“A importância desse aplicativo para a polícia é a rapidez no serviço operacional. A partir do momento que o crime foi notificado, todos os usuários que possuem o aplicativo são avisados’’, explica o chefe da Diretoria de Tecnologia da Informação, major Anderson Ruso.

O major Ruso lidera a equipe de desenvolvimento, composta ainda pelos cabos Maycon Medeiros, George Tavares, Waldir Feitoza, Eduardo Mazzoni, Mayara Silva e sargento Marcelo Bentes. Sendo uma nova ferramenta, o aplicativo tem funções que incluem inteligência artificial.

Pela câmera do smartphone é reconhecido o rosto de suspeitos. Outra vertente é a chamada “Check Veículo”, que faz a detecção de veículos roubados/furtados.

Inteligência

Com a inteligência artificial, o policial militar pode reconhecer o cidadão infrator, através da câmera do celular. Ele pode obter a informação se o indivíduo já possui mandado de prisão em aberto e, no mesmo instante, pode ser feita a prisão do suspeito. O aplicativo está disponível em fase de testes no sistema operacional Android.

O Copmam levou três meses para ser ativado e, atualmente, está em fase final de testes. Mesmo nesse período, suas funcionalidades demonstram resultados. Até o momento, mais de 900 policiais foram cadastrados e 61 mil consultas foram realizadas.

Texto: Portal Marcos Santos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.