Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
22 de abril de 2025
Polícia Civil alerta população sobre golpes na Black Friday
Polícia
22 de abril de 2025

Polícia Civil alerta população sobre golpes na Black Friday

Manaus-Am|A Black Friday acontece todos os anos, na última semana do mês de novembro, oferecendo promessas de descontos para os consumidores. Mas o consumidor precisa ficar atento para se prevenir de golpes, alerta a Polícia Civil do Amazonas. Checar a veracidade das páginas virtuais e evitar compras por aplicativos de mensagens instantâneas são algumas dicas para não cair na mão de oportunistas.

Pesquisar a empresa ou o prestador de serviço antes de comprar o produto é uma dica valiosa, afirma o delegado Eduardo Paixão, titular da Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor (Decon).

“Não confie naquela empresa que não informa o CNPJ ou o SAC de relacionamento com o cliente. Informar preço por ‘inbox’ também pode ser uma margem de fraude. O comerciante pode colocar o valor acima da realidade e faz você acreditar que comprou o produto em promoção”, afirma.

Outro ponto que deve ser observado pelo consumidor é o valor do produto. “Não vá a lojas em que o preço é muito abaixo do mercado, porque sabemos que pode ser uma fraude. Desconfie sempre, procure saber uma semana antes da Black Friday sobre o verdadeiro valor do produto e faça comparações”, alerta o delegado.

A delegada Ana Cristina, titular da Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos (DERCC), explica que é muito comum os golpistas se passarem por empresas e atraírem a vítima para uma suposta promoção.

“Os golpistas criam páginas falsas se passando por aquela empresa verdadeira. Então o consumidor é levado para o site errado. A pessoa recebe, através de mensagens, um link e, após clicar, ela é direcionada para uma página em que vão ser solicitados os dados pessoais e financeiros. E é nesse momento que o consumidor tem seus dados capturados pelo golpista”, disse.

A Polícia Civil orienta que as vítimas desse tipo de crime procurem as delegacias especializadas e registrem o boletim de ocorrência para que as investigações sejam iniciadas, e os criminosos, identificados.

“Jamais realize a transferência de algum valor ou compra de algum produto antes de confirmar se o site é mesmo seguro e se trata do site verdadeiro”, ressalta Ana Cristina Braga.

Denúncias – As vítimas podem realizar as denúncias na Delegacia Especializada em Repressão a Crimes Cibernéticos, que está situada nas dependências da Delegacia Geral, na avenida Pedro Teixeira, bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital, ou pelo site www.delegaciainterativa.am.gov.com.br.

A Delegacia Especializada em Crimes contra o Consumidor fica na rua Felismino Soares, 155, Colônia Oliveira Machado, zona sul de Manaus. A unidade policial funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O telefone é o (92) 3214-2264.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.