Manaus- Na manhã desta terça-feira, (2), a Polícia Federal deflagrou a Operação Quinta Coluna, que investiga o transporte de drogas por aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), e suspeita de lavagem de dinheiro.
De acordo com o site UOL, estás investigações culminaram na prisão de um sargento na cidade de Sevilha na Espanha, local onde as drogas teriam sido levadas. Segundo a PF outras pessoas teriam participação de maneira estável e permanente com o sargento.
Segundo informações, Justiça Federal do Distrito Federal ainda determinou o sequestro de imóveis e veículos dos suspeitos. Um grupo de Militares da FAB também participam do cumprimento das medidas.
Está operação cumprirá 15 mandados de busca e apreensão e 2 que restringem a comunicação dos investigados e a saída do Distrito Federal. há indícios de que mais remessas de drogas foram enviados à Espanha.
Sobre a lavagem de dinheiro, as investigações apontam estratégias dos suspeitos para ocultar os bens provenientes do tráfico de drogas, principalmente a aquisição de veículos e imóveis com pagamentos de altos valores em espécie.
A equipe da Polícia Federal realiza as investigações pelos processos de tráfico internacional de drogas. Os crimes com relação a associação para o tráfico e lavagem de dinheiro têm penas que vão de 3 a 10 anos de prisão.
Nota Força Aérea Brasileira (FAB)
“O Inquérito Policial Militar (IPM) instaurado no âmbito do Comando da Aeronáutica para apurar o caso do sargento detido no aeroporto de Sevilha, Espanha, em 25 de junho de 2019, foi concluído dentro do prazo.
Os autos foram encaminhados para a Auditoria Militar competente, que enviou para o Ministério Público Militar, a quem coube oferecer a denúncia, estando a ação penal em curso, conforme determina o Código Processo Penal Militar.
A Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal atuaram conjuntamente desde o início das investigações e, na data de hoje, militares apoiaram o cumprimento de diligências necessárias ao prosseguimento da investigação de crimes de competência daquela Força Policial.
A FAB atua firmemente para coibir irregularidades e reitera que repudia condutas que não representam os valores, a dedicação e o trabalho do efetivo em prol do cumprimento de sua missão institucional.”
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.