Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
22 de abril de 2025
Prefeitura continua hoje (23), busca por idosos para vacinar na zona leste de Manaus
Amazonas
22 de abril de 2025

Prefeitura continua hoje (23), busca por idosos para vacinar na zona leste de Manaus

Manaus- Nesta terça-feira, (23), e quarta-feira, (24), as equipes da Prefeitura de Manaus estarão nos bairros da zona leste em busca de idosos que não foram contemplados com a primeira dose da vacina. Nesta reta final de vacinação contra Covid-19 ainda estão vacinando trabalhadores de saúde, idosos institucionalizados, indígenas aldeados e idosos de 70 anos.

A estratégia de busca ativa determinada pelo prefeito David Almeida, teve início no último sábado, 20, pelos bairros da zona Sul, com o objetivo de acelerar o alcance da meta determinada pelo Ministério da Saúde para esse grupo especificamente.

“Já conseguimos concluir a aplicação da primeira dose da vacina nos idosos institucionalizados e repassamos as doses destinadas aos indígenas aldeados para o Distrito de Saúde Indígena. Na zona rural, esta etapa também está completa. A dos acamados segue em curso, até que todos nessa condição tenham recebido a dose inicial. Temos remanescentes nos grupos de trabalhadores de saúde e na faixa etária acima de 70 anos. Para os idosos, o prefeito David Almeida orientou que tivéssemos uma atenção especial, indo às casas deles para alertar sobre a importância de se vacinar”, informa a secretária municipal de Saúde, interina, Aline Martins.

Dados do “vacinômetro” da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) indicavam, até as 16h desta segunda-feira, 22, que 55.426 dos 59.985 trabalhadores de saúde já haviam sido vacinados, parte deles já com a segunda dose, restando 1.559 a receberem a vacina. Da faixa etária de 70 anos e mais, dos 62.984 que compõem a meta do Ministério da Saúde, 58.663 já foram vacinados, faltando apenas 4.321 a receberem a primeira dose.

Nesta terça, 23, e quarta-feira, 24, a ação estará concentrada nos bairros da zona Leste; na quinta, 25, e sexta-feira, 26, na zona Oeste; no sábado, 27, e na segunda, 1º/3, na zona Norte.

A secretária da Semsa, interina, Aline Martins, lembra que nesta ação as equipes de agentes comunitários visitam as casas e orientam os idosos a receberem a vacina em um dos postos montados para atender a essa demanda. “É um trabalho de orientação, de esclarecimento para aqueles que possam ter alguma dúvida ou receio com relação à vacina”, alerta Aline, explicando, ainda que essa é uma ação independente da vacinação dos idosos acamados, que continua sendo feita.

Além dos postos estratégicos na zona Leste, a Semsa mantém quatro postos, funcionando de segunda a sábado, das 9h às 16h, um em cada zona da cidade, que haviam sido montados anteriormente para atender os trabalhadores de saúde e os idosos de 70 anos e mais, na modalidade drive-thru e ponto fixo, sendo no Centro Cultural Povos da Amazônia, na zona Sul; Clube do Trabalhador Sesi-AM, na zona Leste; Complexo do Detran-AM, na zona Norte; e balneário do Sesc-AM, na zona Oeste.

Postos de vacinação na zona Leste operando na terça e quarta-feira:

– Escola municipal Erick Vicente de Souza (rua Filodendro, 16, Jorge Teixeira);

– Centro Educacional Positiviano (travessa Crapusu, 297 – antiga rua 10 – Jorge Teixeira – IV etapa);

– Escola municipal Francisco Maia Amorim (avenida Mirra, 964, João Paulo II – Jorge Teixeira);

– Escola municipal Madre Teresa de Calcutá (rua Ônix, s/nº – comunidade Nova Floresta – Tancredo Neves);

– Conselho Comunitário do São José 2 (rua da Penetração 2, 7 – São José 2);

– Igreja Católica São José Operário (rua Paracuuba, 178, São José 1);

 – Conselho do Desenvolvimento Comunitário do Coroado – CDCC (rua Ouro Preto, s/n – Coroado);

– Creche Nossa Senhora do Carmo (rua Pegoraro, s/n – Zumbi);

– Igreja Batista Shalom (alameda Cosme Ferreira, s/n – Zumbi 2);

– Escola municipal Governador Danilo de Matos Areosa (rua Lábrea, s/n – Grande Vitória);

– Escola municipal Poeta Cabral de Melo Neto   (rua Bom Jesus, 2 – Mauazinho);

– Centro de Convivência do Idoso (rua Rio Envira, 442 – anexo a USF Geraldo Magela – Armando Mendes);

– Igreja Católica Mãe dos Pobres (rua Barroso, s/n – Puraquequara);

– Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase – Morhan (rua Menandro Tapajós, s/n – praça Tancredo Neves Colônia Antônio Aleixo).

— — —

Texto – Sandra Monteiro / Semsa

Foto – Valdo Leão / Semcom

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.