Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
24 de junho de 2026
Prefeitura faz ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo
Cidade
24 de junho de 2026

Prefeitura faz ação em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Manaus/AM- A Prefeitura de Manaus, por meio da creche municipal Magdalena Arce Daou, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), promoveu uma atividade com o tema “Sobre a Causa do Autismo falaremos”. A ação, que contou com soltura de balões azuis, aconteceu nesta segunda-feira, 3/4, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado no último domingo, 2/4.

Desde o mês passado são realizados vários eventos na rede municipal de ensino, que fazem parte do trabalho de conscientização sobre o autismo. Os atos ajudam a debater este tema tão importante na sociedade.

“É um ato simbólico com as famílias para conscientizar a comunidade escolar como um todo, sobre a questão do autismo. E isso faz parte de todo um trabalho feito no mês de março pelos nossos educadores com as famílias e nossos alunos. Então, hoje é aquele ato de sensibilizar, de mostrar para fora da creche que eles existem (autistas), que eles estão aqui conosco e podem estar em qualquer lugar. Portanto, merecem respeito de toda a sociedade”, disse a gestora da unidade de ensino, Jucilene Seixas.

O ato simbólico foi realizado na área arborizada da unidade de ensino. A ação representou o acolhimento, a resistência e a garra dos alunos e pais atendidos pela creche. Hoje, a unidade tem seis crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA], devidamente diagnosticadas com laudo.

O pequeno Davi Barreto, de 4 anos, do maternal 3, é uma dessas crianças assistidas pela creche. A mãe dele, a dona de casa Danianne Benevides, agradeceu a atitude da Prefeitura de Manaus pelo gesto de sensibilização.

“A ação é muito válida, porque essas pessoas precisam ser mais respeitadas pela sociedade, é preciso falar, discutir e fazer ações como esta para chamar atenção da sociedade para criamos um espaço mais igualitário e justo para todos os autistas“, destacou.

Sobre as atividades realizadas pela unidade de ensino, no mês de março, a unidade participou de palestras sobre o tema em uma empresa, além de potenciar o projeto “Educação Precoce”, que atende crianças com autismo, de 1 a 3 anos, o qual oferece momentos de acolhimento para toda a família.


Publicado em – http://bit.ly/3lZRHbI

Texto – Emerson Santos / Semed
Fotos – Eliton Santos / Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAyrVp


SEMED – Secretaria Municipal de Educação
Assessor Responsável: Moara Cabral – (92) 99242-8724
E-mail: [email protected]

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.