Oito das nove principais tipificações criminais tiveram redução no número de ocorrências no primeiro semestre deste ano, em Manaus, conforme anunciou, nesta sexta-feira (31), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM). Único com aumento, o crime de Violência Doméstica apresentou alta de 30% durante o período avaliado. De 1.487 casos de lesão corporal neste segmento, 1.390 tiveram mulheres como vítimas.
Entre os crimes que apresentaram as maiores reduções, estão:
O secretário da SSP-AM, coronel Louismar Bonates, atribuiu o aumento expressivo nos dois primeiros meses do ano à guerra entre facções criminosas ligadas ao tráfico de drogas. Segundo ele, além do trabalho de inteligência da polícia, o período de isolamento social durante a pandemia do novo coronavírus também contribuiu para a redução de ocorrências.https://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-37/html/container.html
“Os dois fatores influenciaram, tanto na redução de pessoas na rua, isso facilitou o trabalho da polícia. E deu mais tranquilidade também para que as polícias, principalmente a Civil, pudessem fazer as investigações e nós atuarmos mais pontualmente”, explicou, durante entrevista coletiva nesta sexta (31).
Com a redução de novos casos de Covid-19, o número de ocorrências relacionadas a roubos e homicídios voltaram a subir. Diante da situação, ainda segundo Bonates, o trabalho da polícia foi intensificado.
De acordo com levantamento da SSP-AM, dos chamados crimes violentos letais intencionais (CVLI), houve queda de 3% nos homicídios, com 362 ocorrências de janeiro a junho de 2019 e 351 no mesmo período deste ano. Além de ter registrado a menor queda percentual deste ano, os casos de homicídio também apresentaram a menor quantidade para o primeiro semestre dos últimos sete anos, quando houve 347 ocorrências em 2013, conforme os dados.
Em relação aos casos de latrocínio (redução de 15,7%), foram registrados 19 no primeiro semestre do ano passado, e 16 neste ano. Houve redução, ainda, de 8,3% nos casos de lesão corporal seguida de morte, de 12 para 11 no período comparado, sendo o menor nível desde 2015.
Os casos de lesão corporal reduziram 7,9%, com 3.715 casos registrados de janeiro a junho de 2019, contra 3.423 no mesmo período deste ano. Os crimes de roubo e furto apresentaram redução de 14,5% na média. As maiores quedas foram nos casos de roubo e furto a residências (16%) e a estabelecimentos comerciais (5,5%).
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.