Com o objetivo de avaliar a qualidade do sono de pacien- tes com a doença de Parkin- son, uma pesquisa está em busca de voluntários que en- frentam a doença em Manaus. Até o momento, 40 pacientes já contribuíram com o estudo, restando apenas 60 para com- pletar o quadro de análise.
A doença acomete, na maio- ria das vezes, pessoas acima de 55 anos e, segundo estima- tivas do Ministério da Saúde, no Brasil, cerca de 400 mil pessoas estão enfrentando a doença, que não tem cura, mas tem tratamento.
Segundo o finalista do curso de Medicina, mestrando no Programa de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Ama- zonas (Ufam) e líder do projeto, Marcello Valle Filho, o estudo identificou que pacientes com a doença de Parkinson têm diversos problemas que impedem uma noite de sono tranquila, refletindo diariamente na qualidade de de vida e na continuação de suas atividades diárias.
“Uma das principais causas identificadas é a Apneia Obs- trutiva do Sono. Por isso, esse projeto visa entender a rotina desses pacientes, oferecer exames médicos, otorrinolaringo- logistas, fazer análise de amostras de sangue com análise especializada por um médico reumatologista e oferecer exames de polissonografia acompanhados por profissio- nais especialistas do sono”, ex- plicou o líder do projeto.
Vale ressaltar que o exame de polissonografia ainda não está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), mas tá disponível no projeto, pois o estudo conta o investimento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM).
Como participar?
Ainda restam 60 vagas para voluntários que desejam contribuir com o estudo e se disponibilizar para realizar os exames.
Nada será cobrado dos pacientes. Para quem se interessar em participar da pes- quisa, basta entrar em con- tato pelo número (92) 98124-7113.
PESQUISADORES
Além de Marcello Valle Filho, o projeto conta com a contribui- ção de sete médicos: Carlos Mauricio (neurologista especialista em sono); Diego Carva- lho (otorrinolaringologista); Marcus Dela Coletta (neurologista); Ráissa Said (finalista na residência de otorrinolaringologia) e Antônio Boechat ( reumatologista).
O estudo também conta com o apoio de oito estudantes de medicina das quatro universi- dades de Manaus (Fametro, Nil- ton Lins, UEA e Ufam). São eles: Marília Wal Mello, Mariana Wal Mello, Hiteshi Babani, Anelisa Campana, Débora Oliveira, Ana Carolina Nogueira, Marcos Van Basteen e João Victor da Costa.
PRIMEIROS RESULTADOS
A pesquisa está em andamento há cinco meses e continuará pe- los próximos 19 meses, con- cluindo assim dois anos de estu- do. Marcello destaca ainda os primeiros resultados da pesqui- sa obtidos neste momento.
“Os resultados parciais mostram que 100% dos pacien- tes com a doença de Parkinson têm dificuldades para dormir, causando cansaço exagerado, ansiedade, depressão e aban- dono de atividades profissio- nais, o que reflete na dinâmica de todos que moram com esse paciente. Além disso, é possí- vel perceber que durante o projeto a gente consegue inter- vir e melhorar imediatamente sintomas respiratórios e psico- lógicos dos pacientes”, acres- centa o pesquisador.
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.