As avenidas Governador José Lindoso (Avenida das Torres), na zona Norte, e Autaz Mirim (Grande Circular), na zona Leste de Manaus, serão as novas a receber a instalação de radares eletrônicos, como parte de um novo esforço da Prefeitura de Manaus para melhorar a segurança viária. O prefeito em exercício e diretor-presidente do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Renato Junior, anunciou a medida nesta terça-feira (7).Ainda não há data definida para o início da implantação dos equipamentos.
As avenidas foram escolhidas após estudos técnicos que identificaram esses locais como de maior fluxo de veículos e históricos de acidentes. A ação visa, principalmente, reduzir a quantidade de colisões e proteger as vidas de motoristas e pedestres.
Renato Junior explicou que a instalação de radares tem como principal objetivo conscientizar os motoristas sobre a importância de respeitar os limites de velocidade e a sinalização de trânsito.
“Manaus é uma metrópole e precisa ser cuidada. Esses radares não visam apenas fiscalizar, mas educar e garantir que o trânsito seja mais seguro para todos”, afirmou.
A eficácia dessa medida já foi observada em outras regiões da cidade, como na avenida do Turismo, onde a implantação dos radares causou um aumento nas infrações de 1 mil para 5 mil, após o período de adaptação. Esse aumento de infrações reforça a necessidade de continuar o uso da tecnologia para monitorar o tráfego e conter comportamentos perigosos.
Além da instalação dos radares, o Renato Junior destacou que a ação é parte de um plano maior de mobilidade urbana, que inclui melhorias na infraestrutura das vias, ações educativas e um esforço contínuo para humanizar o trânsito da cidade.
A Prefeitura de Manaus espera que, com o aumento da fiscalização e a conscientização dos motoristas, o trânsito se torne mais organizado e seguro, contribuindo para a redução de acidentes e mortes no trânsito urbano.
Veja abaixo os locais de Manaus onde os radares já estão fiscalizando o trânsito: 🚦
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.