Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
10 de maio de 2024
Raphael tem perdão de pena concedido pela justiça
Justiça
10 de maio de 2024

Raphael tem perdão de pena concedido pela justiça

Manaus/AM- Após 15 anos cumprindo pena imposta pela justiça, nesta terça-feira (23), a Juíza da 3ª Vara de Execução Penal (VEP), cedeu o perdão de pena ao empresário Raphael Wallace Saraiva de Souza, filho do ex-deputado Wallace Souza, pela morte do traficante Cleomir Pereira Bernardino, o “Caçula”.

O réu já havia cumprido 15 anos, 2 meses e 19 dias de um total de pena de 17 anos e 9 dias, conforme a Juíza, foi declarado a extinção da punibilidade de Raphael Souza pela prática do delito do art.16, da Lei n.o 10.826/03, Art. 35 e Art. 121.

Raphael já respondeu por várias acusações nas quais já provou a sua inocência, em maio de 2022, a 1ª Câmara Criminal impronuciou por unanimidade onde o mesmo era acusado pela morte de “Luís Pulga”, segundo o TJAM as acusações vinham de testemunhas que “ouvir dizer”, o que é inadmissível em clara violação ao contraditório e ampla defesa, fundamentando-se nos autos que houve “sanha acusatória desmedida e irrazoável” o que deveria ser evitada, assim a ida de Raphael Souza e dos demais acusados, de forma temerária, ao Conselho de Sentença. Não houve mais julgamento.

O mesmo ainda deverá ser julgado pela morte do traficante Alessandro Silva Coelho, o “Bebetinho”, mas vale ressaltar que os depoimentos confidenciais de um cadeirante, de 28 anos, no ano de 2012, que foram prestados a delegados da Secretaria Executiva-Adjunta de Inteligência (Seai) e na Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS) podem mudar o curso do julgamento do processo criminal e Raphael pode ser inocentado.

Após a declaração da juíza, o advogado de defesa de Raphael, Josemar Berçout Filho, manifestou-se por meio de nota;

A DEFESA DO SR. RAPHAEL WALLACE SARAIVA DE SOUZA, após diversos questionamentos feitos pela mídia local, vem oficialmente a público esclarecer que, nesta data, o Poder Judiciário do Estado do Amazonas agiu com ple- na Justiça ao conceder-lhe o “Indulto de Natal”, extinguindo, assim, a punibilidade do restante de sua pena.

Por oportuno, informamos à toda Sociedade Amazonense que, apesar dos anos de luta para provar sua inocência e de todo sofrimento experimentado pelo sr. RAPHAEL WALLACE e sua família, finalmente a Justiça foi feita.

Nesta quadra, esclarecemos, ainda, que a Decisão prolatada pelo Juízo da MMa Vara de Execuções Penais-VEP foi fundamentada no Decreto Presidencial no 11.846/2023, que, ao estabelecer o Perdão Presidencial, vem colocar fim a uma das maiores injustiças do Poder Judiciário Amazonense, pois não podem ser aceitas, em um Estado Democrático de Direito, condenações como essa, que pesava sobre o SR. RAPHAEL WALLACE, fundada em interesses políticos.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.