Na última terça-feira (26), o governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), e o ex-secretário de Saúde do estado, Marcellus Campelo foram incluídos no rol dos 80 indiciados do relatório final da CPI da Covid feito pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL) que foi pressionado pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM) para fazer a alteração.
De acordo com informações de bastidores, durante uma reunião na casa de Omar Aziz, Braga exigiu que Renan adicionasse o nome Wilson no relatório pois ele só se tornou relator da CPI graças a indicação de Eduardo que é líder do MDB no Senado.
A pressão política foi feita porque o senador do Amazonas pretende disputar as eleições de 2022 para o governo do Estado e Wilson Lima seria seu grande osbstáculo.
Com o movimento, Lima passa a ser o único governador a constar entre os indiciados pela CPI da Covid. Ele também foi o único gestor a ser convocado para depor na comissão, mas conseguiu mandado de segurança junto ao Supremo Tribunal Federal (STF) para não comparecer à Casa.
O G7, grupo majoritário que comanda os trabalhos da comissão, tinha entendimento de que a CPI não teria competência legal para atribuir sugestões de indiciamento a gestores estaduais. A avaliação contemplava a justificativa dada pelo STF para garantir a não ida do governador do Amazonas ao Senado Federal. Mas Braga exerceu influencia e cobrou favor feito a Renan Calheiros.
Jogo de interesses
Braga, usou a CPI da Covid como palanque eleitoral e também para vender a imagem de defensor do combate à pandemia e da saúde do Estado, no entanto, é registrado em seu passado administrativo os vários problemas na saúde que o Amazonas enfrentou. O senador está há cerca de 10 anos sem conquistar um cargo no executivo, e vem durante esses anos sendo derrotado até com que apoiou durante as eleições.
O senador vem tentando se promover de todas as formas em discurso de paladino na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no combate a todos os problemas da saúde e tenta desqualificar a atual gestão do atual governador Wilson Lima (PSC), seu possível adversário no próximo pleito.
Fonte: AM POST
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.