Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
09 de julho de 2025
Rússia proíbe mudança de sexo e impede que transexuais adotem crianças
Mundo
09 de julho de 2025

Rússia proíbe mudança de sexo e impede que transexuais adotem crianças

This handout photo taken and released by the Russian State Duma press service on February 15, 2022, shows Russian lawmakers attending a session of the State Duma, the lower house of parliament, in Moscow. - Russian parliament on February 15 voted to urge President Vladimir Putin to recognise the independence of Ukraine's separatist regions amid tensions with the West over Moscow's troop build-up. (Photo by Handout / RUSSIAN STATE DUMA PRESS SERVICE / AFP) / RESTRICTED TO EDITORIAL USE - MANDATORY CREDIT "AFP PHOTO / RUSSIAN STATE DUMA PRESS SERVICE" - NO MARKETING - NO ADVERTISING CAMPAIGNS - DISTRIBUTED AS A SERVICE TO CLIENTS

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou uma nova lei que proíbe mudanças de gênero no país tanto em termos médicos quanto legais, em um novo avanço contra a agenda defendida pela comunidade LGBTQIA+.

A medida foi aprovada por unanimidade pelo Parlamento russo e proíbe qualquer intervenção médica destinada a alterar o sexo de uma pessoa, além de vetar a mudança de gênero em documentos oficiais e registros públicos. A única exceção é permitida em casos de intervenção médica para tratar anomalias congênitas.

Além disso, a nova lei russa anula casamentos em que uma pessoa tenha mudado de gênero e também impede que pessoas transgênero possam adotar crianças. O governo justificou essa decisão como uma forma de proteger os “valores tradicionais da Rússia”, enquanto os legisladores argumentaram que a medida visa preservar o país da “ideologia antifamília universal”.

Vale ressaltar que a Rússia já vem adotando esse tipo de postura há cerca de pelo menos uma década, com o apoio da Igreja Ortodoxa. Em 2020, Putin aprovou uma reforma que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e no ano passado, foi sancionada uma lei que proíbe a “propaganda de relações sexuais não tradicionais” entre adultos. Essas ações fazem parte de uma campanha governamental mais ampla contra a agenda LGBTQIA+ no país.

Informações Conexão Política/ Foto Reprodução  Serviço de imprensa da Duma estatal / AFP

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.