Mundo- O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, fez neste sábado (21) um pronunciamento oficial após os bombardeios norte-americanos contra três instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Isfahan.
“Os Estados Unidos fizeram um ataque de alta precisão contra as três principais instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Isfahan. Todos guardem esses nomes, porque foi um ataque com o objetivo de destruir a capacidade nuclear iraniana. Para que deixem de ser uma ameaça nuclear e do terror”, declarou Trump.
Durante o discurso, o presidente norte-americano classificou o Irã como um “valentão” do Oriente Médio e afirmou que os ataques têm como objetivo forçar o fim das hostilidades.
“Ou haverá paz ou haverá tragédia para o Irã. Que cessem os ataques que vimos nos últimos oito dias. Hoje foi o dia mais difícil de todos, e talvez o mais letal. Mas se a paz não vier rápido, nós vamos continuar atacando com precisão e habilidade”, disse.
A ofensiva americana acontece após uma semana de confrontos aéreos entre Israel e Irã. Os Estados Unidos se juntaram ao conflito ao bombardear instalações nucleares em território iraniano. O presidente classificou a operação como “um grande sucesso”.
“Durante 40 anos, o Irã repete ‘morte à América, morte a Israel’. E agora nós estamos quebrando as suas pernas com essas bombas”, afirmou.
Trump também parabenizou o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, e as Forças Armadas americanas e israelenses.
“Nós trabalhamos para apagar, eliminar essa ameaça”, disse.
Por fim, o presidente anunciou que o Departamento de Defesa dos Estados Unidos fará uma coletiva de imprensa neste domingo (22), pela manhã, no Pentágono, para fornecer mais detalhes sobre a operação.
*Com informações G1// Foto: Carlos Barria/Reuters
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.