O Twitter começou a demitir funcionários nesta sexta-feira (4), de acordo com um memorando enviado aos funcionários, e vários trabalhadores entraram com uma ação alegando que a mudança do novo proprietário, o bilionário Elon Musk, viola a lei trabalhista dos EUA.
Um e-mail enviado a toda a empresa com sede em São Francisco, obtido pela AFP, anuncia que os funcionários do Twitter receberão uma mensagem de e-mail no início das operações na sexta-feira, horário da Califórnia, sobre seu destino.
Embora o Twitter não informe um números exato de demissões, o Washington Post e o New York Times informaram que cerca de metade dos 7.500 funcionários da plataforma serão afetados.

“Em um esforço para colocar o Twitter em um curso saudável, iniciaremos o difícil processo de reduzir nossa força de trabalho global”, afirmou o e-mail.
Os funcionários estão se preparando para o downsizing desde que Musk concluiu sua aquisição de US$ 44 bilhões da empresa no final da semana passada, movendo-se rapidamente para dissolver seu conselho de administração e demitir seu CEO e executivos seniores.
Na quinta-feira, um grupo de cinco funcionários do Twitter anteriormente demitidos entrou com uma ação coletiva contra a empresa alegando que eles não receberam o período de aviso-prévio de 60 dias exigido pelas leis federais e estaduais dos EUA.
O processo faz alusão à Lei de Notificação de Ajuste e Reciclagem de Trabalhadores dos EUA (WARN, na sigla em ingês), que dá aos trabalhadores o direito de aviso-prévio em casos de demissões em massa ou fechamento de fábricas.
Os responsáveis pela ação também pede ao tribunal que impeça o Twitter de pedir aos funcionários que assinem documentos para renunciar a seus direitos sob a lei.
Via R7
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.