O comitê de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS) deve decidir, nesta quinta (23/6), se mudará a classificação do surto de varíola dos macacos para emergência pública de interesse internacional. Este é o patamar em que está a Covid-19. O resultado da reunião, que acontecerá a portas fechadas, deve ser divulgado nos próximos dias.
No site da OMS, a emergência de saúde pública de interesse internacional é definida como “um evento extraordinário que é determinado como o risco de saúde pública para outros Estados através da propagação internacional de uma doença que potencialmente requer uma resposta internacional coordenada”.
Caso seja aprovado, o comitê de emergências da OMS deve propor recomendações temporárias sobre como prevenir e reduzir a transmissão da varíola dos macacos, e decidir a resposta de saúde pública global.
Apesar do alerta, a entidade não considera que a varíola dos macacos possa causar uma nova pandemia, já que a doença é conhecida, não tem transmissão fácil e possui não só vacina com cerca de 85% de eficácia, mas também alguns medicamentos aprovados para combatê-la.
A varíola humana – causada por um vírus muito parecido – foi erradicada em 1979 e, no Brasil, pessoas nascidas antes de 1973 foram imunizadas na infância contra o vírus.
*Com informações Metropoles
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.