Instagram WhatsApp Telegram Assista nosso programa
24 de junho de 2026
Wilson Lima entrega mais 252 viaturas para reforçar a segurança no Amazonas
Amazonas
24 de junho de 2026

Wilson Lima entrega mais 252 viaturas para reforçar a segurança no Amazonas

Manaus/AM – O Governo do Amazonas ampliou, nesta terça-feira (12/08), a frota de viaturas das forças de segurança. Durante solenidade realizada na Arena da Amazônia, o governador Wilson Lima repassou 252 novos veículos para a Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PC-AM) e Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM). Parte das unidades já está equipada com o Sistema Paredão, tecnologia capaz de identificar veículos roubados ou furtados e transmitir informações em tempo real ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC).

Do total entregue, 142 viaturas foram destinadas à Polícia Militar e 110 pickups à Polícia Civil e à SSP-AM. Pelo menos 123 veículos da PM seguirão para municípios do interior. Segundo o governador, a renovação da frota garante melhores condições de trabalho aos policiais e melhora a resposta às ocorrências.

“Com essa entrega, concluímos a renovação das polícias especializadas como Rocam, COE e Polícia Ambiental. A maioria já conta com tecnologia embarcada para identificar veículos roubados ou furtados, especialmente os levados da capital para o interior”, afirmou Wilson Lima.

Essa é a segunda entrega do tipo em menos de um mês. No dia 21 de julho, o Estado distribuiu 369 viaturas para a Polícia Civil, Polícia Militar e SSP-AM. Em maio, foram repassadas 100 motocicletas BMW F900cc para reforçar a frota da Rocam. Apenas em 2025, o programa Amazonas Mais Seguro já entregou 721 veículos de quatro e duas rodas.

Desde a implementação do Sistema Paredão, 17 veículos com restrição de roubo ou furto foram recuperados em Manaus. No último fim de semana (09 e 10/08), a capital registrou mais de 48 horas sem esse tipo de ocorrência. Dados do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp) mostram queda de 30% nos roubos de veículos no estado entre janeiro e julho de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024.

Investimento e expansão

O programa Amazonas Mais Seguro, criado em 2019, já destinou mais de R$ 457 milhões para aquisição de viaturas, equipamentos e novas tecnologias. As viaturas com Sistema Paredão utilizam câmeras que fazem leitura automática de placas e monitoramento de áreas estratégicas, permitindo ação imediata das equipes em campo.

De acordo com o comandante de Policiamento do Interior, tenente-coronel Freitas, os novos veículos terão papel essencial na presença policial em todo o estado.

“Essas viaturas vão atuar nos 61 municípios do Amazonas, reforçando operações como Interior Mais Seguro e Protetor, que já enviam reforços mensais às cidades do interior”, disse o oficial.

Fórum Brasileiro de Segurança Pública

A cerimônia ocorreu ao lado do Centro de Convenções Vasco Vasques, que a partir desta quarta-feira (13/08) sedia o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O evento reúne representantes de 20 estados, além de especialistas e gestores, para debater temas como segurança na Amazônia, mudanças climáticas e proteção das cidades e florestas.

FOTOS: Arthur Castro | Alex Pazzuelo | Diego Peres / Secom

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.